PIX: o novo sistema de pagamentos
O PIX, o novo serviço de pagamentos criado pelo Banco Central do Brasil, já é objeto de interesse de muitas pessoas e bancos pelo país. E isso não é de se estranhar. Afinal, o novo serviço chegou ao mercado com a promessa de uma grande revolução na forma como os pagamentos e as transferências são feitos entre os brasileiros.
Para saber mais sobre o Pix, é só continuar lendo esse artigo logo em seguida. Algumas das suas principais dúvidas podem ser solucionadas logo abaixo.
- O PIX é bom para quem? Para as pessoas ou para os bancos?
Quando um novo serviço financeiro chega no mercado, é comum que as pessoas desconfiem de sua utilidade, importância e objetivos. A desconfiança é normal. Afinal, estamos lidando com um serviço que está chegando agora no mercado. Muitas pessoas ainda não conhecem o PIX de fato. Por isso, é importante esclarecer que todo mundo ganha com o PIX.
O PIX é um serviço que é gratuito para as pessoas físicas, enquanto diversos outros meios de pagamentos atualmente predominantes cobram taxas para a sua utilização. Dentre eles, o TED, o DOC e o cartão de crédito, por exemplo.
Ao mesmo tempo, os bancos e as instituições financeiras que ofertam o PIX para os seus respectivos clientes são estimulados a trazer cada vez mais pessoas para usarem o serviço dentro das suas plataformas. Por isso, o que os bancos estão fazendo é divulgar o novo serviço para os seus clientes, estimulando dessa forma a sua clientela a criar uma chave no Pix o quanto antes.
- Qual é o prazo final para cadastrar uma chave no PIX?
Não tem prazo final para o cadastramento de chaves no PIX.
Pelo contrário, a pessoa pode criar a sua chave no Pix quando quiser, no momento em que preferir.
- Para qual tipo de público o uso do PIX é mais indicado?
Com toda a certeza, o PIX é um serviço cujas utilidades podem valer para todas as pessoas.
Seja para uma simples compra na padaria da esquina ou para as transações financeiras mais volumosas, o uso do Pix é recomendado. Afinal, o Pix é um serviço que torna os seus pagamentos e transferências mais fáceis e rápidos.
- Mas porque os bancos estão tão interessados em oferecer o Pix para os seus clientes? O que o banco vai ganhar com o Pix?
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que as 34 maiores instituições financeiras do Brasil são obrigadas, pela legislação, a entrar no PIX. As demais instituições bancárias entraram de forma voluntária.
O interesse dos bancos no Pix é muito fácil de ser explicado. Acontece que quando o banco tem um serviço de pagamentos como o Pix, a instituição passa a contar com um serviço fácil, rápido e barato para oferecer para os seus clientes. E com isso, mais pessoas tendem a se interessar por serem clientes do banco que se aliou ao Pix.
Em outras palavras, o banco que usa o Pix tem maiores chances de atrair mais clientes para os seus respectivos pacotes de serviços financeiros. Quanto a isso, não há o que contestar. Pois é, de fato, uma nova realidade que aumenta o potencial competitivo de uma instituição financeira no mercado.
- Se a pessoa fizer uma transferência errada, é possível cancelar uma transação no Pix?
Muitas pessoas já passaram pela situação de fazer uma transferência para uma conta errada. Geralmente, isso acontece por conta de uma distração ou falta de verificação dos dados antes de confirmar uma transferência junto ao banco, aplicativo ou caixa eletrônico. De fato, muita gente sabe o que é passar por isso.
Mas e se isso acontecer no Pix? Dá para cancelar um pagamento no Pix?
Se isso vier a acontecer contigo, você pode alterar o valor a ser pago (no caso de erro de digitação dos valores) ou cancelar a transação antes que o pagamento seja enfim confirmado.
Logo depois da confirmação do pagamento, como os procedimentos no Pix acontecem em tempo real e de forma praticamente instantânea, a pessoa não poderá mais cancelar a transferência.
No entanto, ainda existe a possibilidade de negociar com o usuário que recebeu o valor indevido. E dessa forma, é possível que ele seja convencido a devolver o valor que recebeu, de forma equivocada, em sua conta.
Nesse sentido, a devolução de valores é uma opção que está disponível no Pix. Mas esta é uma opção que deve ser iniciada por quem recebeu o dinheiro, e não por quem pagou.
E agora que você já tirou algumas dúvidas sobre o PIX e as suas possibilidades, continue a conhecer mais sobre esse serviço financeiro que vai mudar a forma de pagar e receber dinheiro no Brasil.