De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o INEP, órgão que está diretamente ligado e subordinado ao Ministério da Educação (MEC), a enquete que foi criada para escolher as novas datas do Enem 2020 vai ficar disponível para receber votos até esta terça-feira, dia 30 de junho. A enquete foi publicada justamente para atender a esse objetivo: receber a opinião dos estudantes sobre as novas datas da prova do Enem 2020.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM haviam sido marcadas para o mês de novembro de 2020. Mas as datas anteriormente previstas para novembro desse ano foram suspensas por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
Na verdade, a gestão anterior do Ministério da Educação, liderada pelo ex-ministro Abraham Weintraub, se mostrou relutante em marcar uma nova data. Mas logo depois de sofrer uma pressão social por parte da sociedade civil e de entidades especializadas na área da Educação, a decisão de adiar o Enem 2020 foi inevitável. Foi preciso atender aos pedidos da sociedade, uma vez que a data anterior da prova era bastante controversa por motivos de que as aulas presenciais nas escolas de todo o país estão suspensas ou acontecendo de forma online.
Diante da situação pouco confortável para o Governo Federal, que antes insistia na permanência da data original da prova, Abraham Weintraub, ainda como ministro, determinou que os estudantes vão ter a chance de escolher o dia em que querem fazer o Enem 2020 por meio de uma votação online. A criação da enquete, portanto, seguiu a um modelo democrático de votação. Ou seja, a data que for escolhida pela maioria dos estudantes na referida enquete tende a ser a nova data oficial do Enem 2020.
A enquete para escolher a nova data do Enem 2020 apresenta 3 opções diferentes nas quais os estudantes podem votar. A primeira opção é o mês de dezembro deste ano, a segunda opção é o mês de janeiro de 2021 e, por fim, a terceira opção é a mais distante das outras duas, pois sugere que as provas do Enem 2020 sejam realizadas somente no mês de maio de 2021.
Enem 2020: As novas datas propostas pela enquete oficial
Questionado sobre quais foram os critérios para se escolher as datas que fariam parte da enquete do Enem 2020 e como esse adiamanto das provas vai afetar os processos de seleção de entrada dos estudantes nas universidades brasileiras no próximo ano, o Inep ainda não prestou um esclarecimento nesse sentido. O órgão apenas informou que a enquete ficará no ar recebendo votos até esta terça-feira, dia 30 de junho de 2020.
Ao todo, aproximadamente 6 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o Enem nesse ano. Foram pouco mais de 5,8 milhões de inscrições recebidas e é esse o total de pessoas que estão aguardando um posicionamento oficial do Inep para saberem, então, quando vão acontecer ao provas do Enem 2020.
Cada uma das pessoas que se inscreveram para fazer o Enem tem o direito de votar na enquete que vai decidir a nova data da prova. Então, os inscritos poderão acessar o site oficial do Enem 2020 na Internet e escolher uma dentre as seguintes opções.
- Possíveis novas datas para o Enem 2020 – Impresso
Opção 1: 6 e 13 de dezembro de 2020
Opção 2: 10 e 17 de janeiro de 2021
Opção 3: 2 e 9 de maio de 2021
As datas que foram anteriormente mencionadas se referem às opções de escolha para a realização do Enem 2020 na modalidade impressa.
Além disso, o Enem 2020 chegou com uma novidade para os estudantes que vão fazer a prova. A partir deste ano, o Enem também vai poder ser feito na modalidade digital. Portanto, as datas do Enem digital também estão disponíveis para serem escolhidas na enquete que foi criada. As possibilidades de escolha da nova data do Enem digital estão apresentadas logo abaixo.
- Possíveis novas datas para o Enem 2020 – Digital
Opção 1: 10 e 17 de janeiro de 2021
Opção 2: 24 e 31 de janeiro de 2021
Opção 3: 16 e 23 de maio de 2021
Lembrando que as opções que estão dentro da enquete digital do Enem 2020 funcionam como um combo. Ou seja, o estudante que escolher a Opção 1 como a nova data do Enem 2020 Impresso automaticamente está escolhendo também a primeira opção de data para a realização do Enem 2020 Digital, pois a ideia é que o Enem Impresso e o Enem Digital aconteçam dentro de um intervalo de tempo próximo.
Ou seja, a escolha das datas do Enem Digital está diretamente ligada com as datas do Enem Impresso. São duas modalidades diferentes, mas que fazem parte da mesma prova. Não é como se fossem duas provas separadas. Pelo contrário, são partes iguais da mesma prova e que foram criadas como um teste por parte do Governo Federal. Nos próximos anos, a expectativa é que uma parte cada vez maior da prova do Enem seja realizada no formato digital, e não impresso. A justificativa para a edição desse modelo de prova digital é a suposta economia que o governo poderia alcançar com a redução do custo da impressão de provas.
Porém, é importante ressaltar que a opção de fazer o Enem 2020 no formato digital não esteve disponível para todas as pessoas que se inscreveram. O número de inscritos que poderão fazer a prova digital do Enem foi limitado, uma vez que se trata de um teste de aplicação. Do total de 5,8 milhões de inscritos, apenas 96 mil pessoas vão poder fazer a prova nesse formato. Os demais seguirão fazendo a prova no seu formato tradicional, como já é conhecido desde que o Enem foi criado no final da década de 90.
Apenas poderão fazer o Enem Digital aquelas pessoas que marcaram essa opção durante a realização da inscrição na prova. Se a opção não estava disponível no momento em que o estudante estava fazendo a sua inscrição, isso significa que o limite de pessoas que poderiam fazer a prova nesse formato já tinha sido atingido pelo sistema. Da mesma forma, se a opção ainda estava disponível, mas o estudante optou pela prova impressa, ele não está incluído no grupo de pessoas que vão fazer o Enem online