O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os estudantes poderão pagar o boleto até 10 de junho. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 2 de junho. O prazo para pagamento havia se encerrado no dia 28 de maio.
Os candidatos inscritos que ainda não fizeram o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85 deverão acessar a Página do Participante do Enem 2020 e emitir novo boleto. A geração de um novo boleto é necessária, uma vez que os anteriores perderam a validade. Essa decisão beneficiará mais de 300 mil inscritos. De acordo com o Inep, mais de 5,7 milhões de inscrições já foram confirmadas, considerando os isentos do pagamento da taxa do exame e os inscritos que já efetuaram o pagamento dos seus boletos.
No período de inscrição do Enem, candidatos queixaram-se de problemas na geração do boleto. Alguns afirmaram também que, mesmo após efetuarem o pagamento, a página do participante informava que o status era “pendente”.
Enem 2020
As provas do exame, que ocorreria em novembro, foram adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda não há uma nova data definida para a aplicação das provas. Na edição de 2020, pela primeira vez, será ofertada a edição digital do exame. Essa modalidade será realizada por aproximadamente 100 mil candidatos que se inscreveram e poderão fazer a prova exclusivamente na versão online.