Na próxima segunda-feira, dia 27 de julho, a Caixa Econômica Federal (CEF) libera o crédito do novo saque do FGTS. Dessa vez, o grupo de beneficiários é o dos trabalhadores que nasceram no mês de maio.
Os pagamentos serão feitos pela Caixa por meio da poupança social digital, recurso tecnológico que foi criado para distribuir os benefícios emergenciais nestes tempos de pandemia. Porém, estima-se que o aplicativo vai continuar a ser usado para o pagamento de outros benefícios mesmo quando o período de emergência sanitária for encerrado.
Em um primeiro momento, o valor do FGTS será depositado na poupança social digital e vai estar disponível somente para a realização de pagamentos e de compras por meio do Cartão de Débito Virtual. Durante esta etapa, a Caixa estima que será pago um valor aproximado de 3,3 bilhões de reais.
Os saques em dinheiro e a transferência entre contas são procedimentos que serão liberados de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, critério que já foi utilizado em outros cronogramas, tanto do FGTS quanto do 13º salário antecipado do INSS e do Auxílio Emergencial. E no caso dos trabalhadores nascidos em maio e que tem direito a receber o seu FGTS, os saques e transferências serão liberados a partir do dia 19 de setembro.
A liberação dos valores do FGTS Emergencial começou no dia 29 de junho, seguindo o mesmo esquema de depósito inicial na poupança social digital e saques e transferências liberados posteriormente.
Novo Saque do FGTS – Pagamento por etapas
O primeiro grupo a ter o direito de fazer o saque do FGTS emergencial foi o grupo dos trabalhadores que nasceram no mês de janeiro. Estes beneficiários receberam o valor do FGTS no dia 29/06, mas só puderam sacar ou transferir o valor a partir do último sábado, dia 25 de julho.
De acordo com a Caixa, a organização do calendário que dividiu as datas de depósito na poupança social e as datas de saques e transferências foi planejada para evitar a formação de filas nas agências do banco. Especialmente considerando a situação sanitária pela qual estamos passando no país.
Além disso, o intervalo de tempo entre o depósito e a possibilidade de saque estimula o uso do aplicativo da Caixa por parte do trabalhador, objetivo que também é de interesse do governo.
É válido lembrar também que o saque emergencial do FGTS faz parte do conjunto de medidas econômicas que foram tomadas pelo Ministério da Economia, liderado pelo ministro Paulo Guedes, para combater as consequências negativas que estão sendo sentidas com o impacto da pandemia do novo coronavírus. Dentre as principais consequências, estão a diminuição da renda média dos trabalhadores e a interrupção de diversas atividades econômicas.
Principalmente, os países subdesenvolvidos, como o Brasil e os países da América Latina como um todo, tendem a sofrer mais com a chegada do novo vírus e, por isso, projetos de recuperação da economia como esse se fizeram necessários.
Saque Emergencial do FGTS – Calendário de Pagamento
Como já foi falado anteriormente, a Caixa estabeleceu datas diferentes para o depósito na poupança social digital e para o saque em espécie ou transferência entre contas. E o critério para a realização de todos esses procedimentos é o mês de aniversário do trabalhador.
Calendário do Saque Emergencial do FGTS
Trabalhadores nascidos no mês de Janeiro
Depósito no dia 29 de junho
Saques e Transferências no dia 25 de julho
Trabalhadores nascidos no mês de Fevereiro
Depósito no dia 6 de julho
Saques e Transferências no dia 8 de agosto
Trabalhadores nascidos no mês de Março
Depósito no dia 13 de julho
Saques e Transferências no dia 22 de agosto
Trabalhadores nascidos no mês de Abril
Depósito no dia 20 de julho
Saques e Transferências no dia 5 de setembro
Trabalhadores nascidos no mês de Maio
Depósito no dia 27 de julho
Saques e Transferências no dia 19 de setembro
Trabalhadores nascidos no mês de Junho
Depósito no dia 3 de agosto
Saques e Transferências no dia 3 de outubro
Trabalhadores nascidos no mês de Julho
Depósito no dia 10 de agosto
Saques e Transferências no dia 17 de outubro
Trabalhadores nascidos no mês de Agosto
Depósito no dia 24 de agosto
Saques e Transferências no dia 17 de outubro
Trabalhadores nascidos no mês de Setembro
Depósito no dia 31 de agosto
Saques e Transferências no dia 31 de outubro
Trabalhadores nascidos no mês de Outubro
Depósito no dia 8 de setembro
Saques e Transferências no dia 31 de outubro
Trabalhadores nascidos no mês de Novembro
Depósito no dia 14 de setembro
Saques e Transferências no dia 14 de novembro
Trabalhadores nascidos no mês de Dezembro
Depósito no dia 21 de setembro
Saques e Transferências no dia 14 de novembro
As datas que foram apresentadas acima se referem aos valores do FGTS. O calendário de demais benefícios como o INSS e o Auxílio Emergencial seguem a cronogramas diferentes.