Com o advento de uma melhor consciência financeira, os brasileiros têm mudado muito o padrão de consumo. E um dos itens que mais causa a dúvida de “comprar ou não comprar” é o carro próprio. Afinal, nos dias de hoje, vale mais a pena ter um carro ou andar de Uber?
A cada dia que passa, não só o Uber, mas muitos outros aplicativos de transporte vêm ganhando visibilidade. Com isso, cada vez mais, as pessoas se questionam se essa seria uma melhor alternativa para o transporte. E você, está se questionando se deveria ou não ter um carro próprio? Ou se deveria vender o carro que você já tem? Vamos te ajudar a resolver isso! Continue na leitura do texto e siga nossas dicas para decidir quanto a ter um carro ou andar de Uber.
Afinal, o que é melhor: ter um carro ou andar de Uber?
1 – Pense bem: será que o seu carro é um investimento?
Ter um carro próprio é um sonho de consumo muito comum. Para muitas pessoas, ele ainda é uma maneira “palpável” de dizer que “eu venci na vida”. Mas será que é isso mesmo?
Você não precisa ser economista para saber que ter um carro não é um investimento ou um patrimônio. Afinal, o valor de um veículo não aumenta com o tempo. Pelo contrário: ele se desvaloriza rapidamente.
Para exemplificar, suponhamos que você vá até uma concessionária e compre um carro novo, pagando à vista. Quando você tira esse carro da loja, ele já perde um grande valor. E isso sem calcular os gastos e a desvalorização futura.
Agora, imagine a situação: você tem R$ 40.000,00 investidos hoje. É melhor tirar esse dinheiro para comprar um carro ou deixá-lo rendendo e continuar optando por outros meios de transporte?
É óbvio que a resposta para isso vai variar muito. Depende do local em que você vive, do seu padrão de vida e outros fatores. Por isso, o ideal mesmo seria fazer os cálculos detalhados. Veja a seguir.
2 – Calcule quanto custa, realmente, ter um carro
Quando se trata de ter um carro, é normal que as pessoas pensem somente na compra do veículo. Por isso, o único valor que consideram ao fazer um orçamento para esse carro é valor do pagamento. Seja ele à vista ou em parcelas.
Mas, lembre-se que, a partir do momento em que você tem um carro, existem vários gastos atrelados a ele. Combustível, IPVA, manutenção, seguro e estacionamento são só alguns exemplos desses gastos.
É essencial que você faça as contas detalhadas de todos os gastos que vêm junto com o carro. Assim, você consegue considerar o impacto real do veículo do seu orçamento.
O ideal mesmo, seria que esses cálculos fossem feitos antes de você adquirir o veículo. Mas, se você já tem um carro, deve fazê-los também. Assim, consegue definir se é melhor ter um carro ou andar de Uber.
Não se esqueça de contar, também, com os imprevistos que podem acontecer. Se o pneu do carro furasse hoje, você teria dinheiro para arcar com isso?
3 – Faça os mesmos cálculos com relação ao Uber
Considerando o seu orçamento e dia-a-dia, faça os mesmos cálculos considerando os valores de fazer uso do Uber. Considere o tanto que ele poderia ser (ou não) mais válido na sua rotina.
No aplicativo, faça simulações dos valores das corridas com os trajetos que costuma fazer. Busque anotar tudo da maneira mais detalhada possível também.
4 – Compare os valores gastos com o carro e com o Uber
Para decidir se é melhor ter um carro ou andar de Uber, faça uma comparação dos cálculos que fez. Essa é a melhor maneira de chegar a um resultado definitivo sobre qual seria a opção mais vantajosa.
É bem provável que a alternativa de andar de Uber se mostre mais econômica para você. Afinal, você não terá que lidar com os gastos do veículo. Nem precisará pagar estacionamento toda vez que for ao shopping, por exemplo.
Isso, além de não ter que lidar com o estresse e dirigir todos os dias. E a vantagem de poder ir para o happy hour e tomar aquela cervejinha sem culpa, porque não precisará pegar no volante depois.
E, se considerar que poderá também optar pelo transporte público (como ônibus e metrô) em algumas ocasiões, economizará ainda mais. Por mais que não seja a opção mais confortável, financeiramente, pode valer a pena.
Mas cabe lembrar que a decisão entre ter um carro ou andar de Uber vai depender muito da sua realidade. Ainda existem cidades onde não há um bom sistema de transporte público ou boa distribuição de motoristas de aplicativo.
Por isso, siga as nossas dicas e adapte-as à sua realidade. Tenho certeza de que, fazendo os cálculos direitinho, encontrará a melhor opção para você economizar!